Mensagem

"Sonhar mais um sonho impossível, lutar quando é fácil ceder, vencer o inimigo invencível, negar quando a regra é vender."
Miguel de Cervantes.

"Os microprocessadores RISC funcionam a partir do princípio genial de se encarregar das coisas mais fáceis e deixar todas as partes difíceis para outras pessoas resolverem."
Douglas Adams.

Mini Curso de Arduino com Bluetooth

Este mini curso trata do uso da comunicação sem fio Bluetooth pelo Arduino. Explico como utilizar um modelo de Bluetooth Shield, incluindo sua configuração como Mestre/Escravo e o emprego para a comunicação com um computador ou dispositivo portátil com Android (tablet ou celular). Este mini curso  foi ministrado na semana comemorativa dos 25 anos do Dept. de Eletrônica do IFSC.


Aqui alguns programas auxiliares.

Mini Curso de Arduino Básico

Este mini curso destina-se ao público leigo no Arduino, trata do acionamento de LEDs, leitura de botões, comunicação serial e leitura de grandezas analógicas. Foi ministrado na semana comemorativa dos 25 anos do Dept. de Eletrônica do IFSC.


Instalando o Arduino no Atmel Studio

É possível gravar e programar diretamente o Arduino no Atmel Studio. A configuração do Atmel Studio é uma tarefa árdua, com inúmeros passos, mas vale a pena poder gravar diretamente o Arduino sem depender de um programa externo, não  há a necessidade de procurar o arquivo *.hex, tudo é feito automaticamente.



Abaixo a forma simplificada e mais eficiente:
http://omarfrancisco.com/arduino-programing-using-atmel-studio-6-0/

Nestes dois vídeos um processo mais longo:
http://www.youtube.com/watch?v=F74khQnh9pM
http://www.youtube.com/watch?v=qEcWR5EUNdk

Como eu não sou expert no assunto, se precisares de ajuda será necessário consultar algum dos autores dos  posts supracitados.

Estruturação e Criação de um Projeto no Atmel Studio

Quando se programa é fundamental dar manutenção e portabilidade ao programa. Isso é feito ao se estruturar o código de programação através de arquivos de programação separados por funcionalidade, os *.h (arquivos de cabeçalho) e respectivos *c (arquivo com as funções). No vídeo abaixo eu explico como fazer isso, aplicado aos arquivos da pasta de PROGRAMAS do livro AVR e Arduino: Técnicas de Projeto.
Também, como utilizar o arquivo *.hex para simulaçao no Proteus.

Exemplo da estruturação de um suposto projeto fonte_digital (livro AVR e Arduino: Técnicas de projeto).