Mensagem

"Sonhar mais um sonho impossível, lutar quando é fácil ceder, vencer o inimigo invencível, negar quando a regra é vender."
Miguel de Cervantes.

"Os microprocessadores RISC funcionam a partir do princípio genial de se encarregar das coisas mais fáceis e deixar todas as partes difíceis para outras pessoas resolverem."
Douglas Adams.

Fonte Analógica de Tensão

Este é o projeto de um fonte linear simples, baseada em circuitos integrados reguladores para uma corrente máxima de 1A. São empregados os CIs 7805, 7812, 7912 e LM317, para as tensões respectivas de: 5V, 12V, -12V e variável. Na montagem da PCI os reguladores podem ser empregados conforme conveniência, por exemplo, se desejado, a fonte pode ter somente uma saída de tensão ajustável. Nesse caso, é necessário utilizar os componentes para essa regulagem de tensão.

Downloads: circuito, lista de componentes, PCI_botton (pdf), PCI_silk (pdf) e PCI_completa (gerber).

As fotografias da montagem podem ser vistas abaixo. Foi complicado colocar todos os componentes na caixa patola, principalmente os dissipadores de calor. A furação e adequação da caixa aos diferentes componentes também foi bastante trabalhosa. 

Deve-se tomar cuidado na montagem dos dissipadores, pois os reguladores 7912 e LM317 não possuem sua carcaça metálica ligada ao terra, o que exige o uso de isoladores entre eles e o dissipador de calor.

Para evitar torções desnecessárias e possível quebra, na montagem é interessante realizar a solda dos fios na posição que ficarão dentro da caixa. O uso de "espaguete" termo retrátil ajuda na organização da fiação.

Utilizei um galvanômetro para a visualização da tensão variável. Para limitar a corrente do galvanômetro empreguei uma resistência de 30kOhms em série com um dos seus terminais. Foi necessário desenhar a escala conforme posição do potenciômetro de ajuste.

 Montagem da PCI com detalhe dos dissipadores.

 Vista áerea do cabeamento do transformador.
 PCI, chave ON/OFF e conectores 12V e -12V.
 PCI fixada.

 Vista do cabeamento, abaixo da PCI.
 Ligação dos terminais frontais (5V e variável).
 Já com o LED sinalizador montado.
 Com o porta fusível.
Com o galvanômetro.
Gran Finale.



 
Faltaram os pézinhos de silicone e os rótulos das tensões. Fica para segunda-feira.


2 comentários: