Mensagem

"Sonhar mais um sonho impossível, lutar quando é fácil ceder, vencer o inimigo invencível, negar quando a regra é vender."
Miguel de Cervantes.

"Os microprocessadores RISC funcionam a partir do princípio genial de se encarregar das coisas mais fáceis e deixar todas as partes difíceis para outras pessoas resolverem."
Douglas Adams.

RTOS

   Este post trata de uma importante ferramenta de programação para desenvolvimento de projetos de mais alto nível, os sistemas operacionais de tempo real - RTOS, compatíveis principalmente com arquiteturas de 32 bits. Entretanto, com o desenvolvimento de novos firmwares e com a maior disponibilidade de memória, os microcontroladores de 8 bits podem suportar sistemas operacionais mínimos e ainda apresentar desempenho satisfatório. A utilização de um RTOS se justifica pelas facilidade de programação, permitindo a solução de problemas complexos, difíceis de tratar com a programação convencional. Assim, com algum sacrifício de desempenho, pode-se utilizar um RTOS em um microcontrolador de 8 bits. O uso de um RTOS com esses microcontroladores não é usual dado a limitação da CPU. Todavia, é possível utilizar sistemas mínimos que podem produzir desempenho satisfatório dependendo dos tempos de acionamento e processamento necessários para uma determinada tarefa.
   A seguir disponibilizo o capítulo 21 do livro AVR e Arduino: Técnicas de Projeto, utilizando o BRTOS para o ATmega328. Esse capítulo formaliza as definições e traz exemplos de uso da programação C com o ATMEL Studio.


DOWNLOAD AQUI ->  RTOS